quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Bem-vindas (os) ao Minha Bochecha Rosa!

Olá!

Provavelmente você já ouviu, ou leu, algo sobre o famoso "ar de saúde", aquele coradinho nas bochechas que, se você não o tem naturalmente, pode ser conquistá-lo com um blushzinho ou "beliscõezinhos" nas maçãs do rosto.

Pois bem, MAS, se você tem rosácea, sabe que bochecha rosa é ""...

Eu sempre me incomodei com isso, com a sensação de calor na face, o rubor constante, as inflamaçõezinhas persistentes...

Acontece que, até bem pouco tempo, eu não sabia bem o que era rosácea e, por isso, não a tratava.

As crises começaram a aparecer com mais frequência e permaneciam por mais tempo.

Sim, a danada se manifesta em crises, desencadeadas por vários fatores:
- Mudanças bruscas de temperatura
- Exposição ao sol
- Ingestão de bebidas alcoólicas
- Ingestão de alimentos muito quentes e/ou muito temperados
- Stress (hã? esse aqui vai exigir uma atenção especial...)

Decidi, então, procurar um novo dermatologista, porque aqueles com quem eu já havia consultado não demonstraram interesse em tratar do meu problema. Consultei com o Dr. Ricardo Passos, que atende na Clínica Millenarium, aqui em Gravataí.

Estou sendo acompanhada por ele desde fevereiro deste ano, e estou bastante satisfeita com o tratamento. Faço visitas regulares ao consultório, pois o acompanhamento e a manutenção do tratamento são fundamentais para o seu sucesso.

E quem já foi ao dermatologista, sabe que a tarefa de comprar produtos para a pele com rosácea não é fácil. Não pode fragrância, tem que ser hipoalergênico, não-comedogênico, não é todo ácido que a pele tolera, não pode álcool na fórmula... Eu simplifico, e vou direto para a seção de dermocosméticos, porque sei que cosméticos comuns terão uma probabilidade bem maior de irritar a minha pele.

Dermocosméticos são mais caros, se encontram com menos facilidade, mas não adianta gastar com um cosmético sem indicação para o nosso tipo de pele (no meu caso, além de sensível, é oleosa!), pois, provavelmente, você não conseguirá usá-lo. É fato!

E outra, se a pele está irritada, numa crise daquelas, não adianta tacar maquiagem. Só piora. É algo que precisamos aceitar: se a pele está reativa e irritada, deixe-a descansar! Use a menor variedade possível de produtos, esfregue o menos possível, e aguarde a chegada de dias melhores. Eles virão...

Com a rosácea controlada, fica mais fácil enfrentar as crises.

Ah, não sei se vocês sabem, mas a rosácea também pode atacar os olhos, por isso, além do dermatologista, consulte um oftalmologista.

Pra finalizar, eu gostaria de dizer que, aqui no MBR, o orçamento é limitado, então a gente vai se virar com o que tem e ir atrás de soluções que caibam na nossa realidade, ok?! Um dos objetivos do blog é mostrar que podemos nos cuidar sem gastar muito dinheiro.

E, não se engane, se você ainda não leu a aba "SOBRE O BLOG", eu lhe digo agora: não vamos falar só de rosácea! Por aqui, você vai encontrar dicas de lojas e produtos, receitas, beleza, bem-estar, enfim, nossos papos serão bem variados.

Sintam-se à vontade para comentarem e compartilharem suas ideias. O nosso espaço é democrático!

SEJAM BEM-VINDAS (OS)!

Beijos!
Mara
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário