Olá!
Outubro chegou e, com ele, a importantíssima campanha de conscientização OUTUBRO ROSA.
Neste mês, várias ações são realizadas, no mundo todo, a fim de levar informação às mulheres, e seus entes queridos, sobre a importância da realização dos exames periódicos e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
No Brasil, são 52.000 novos casos a cada ano. 5.000 só no Rio Grande do Sul. Somos o 2º estado no ranking de casos da doença.
45% dos casos são diagnosticados em estágio avançado, mas, se o câncer de mama for diagnosticado precocemente, a chance de cura chega a 95%.
Infelizmente, muitas brasileiras ainda não têm acesso rápido à mamografia (exame que detecta a doença). Não raro, a longa espera pela realização do exame, pelo SUS, pode decretar o futuro da paciente.
Aqui, no Rio Grande do Sul, o IMAMA (Institudo da Mama), uma organização sem fins lucrativos, realiza ações de conscientização (através da informação), serviços de diagnóstico, apoio a pacientes, capacitação de profissionais, entre outros serviços. Anualmente, promove e organiza a Caminhada das Vitoriosas. O IMAMA atua fortemente, junto ao poder público, na luta pela implantação de políticas voltadas ao diagnóstico e tratamento da doença.
O Pense Rosa, da ONG Orienta Vida (de São Paulo), também trabalha para alertar e orientar mulheres sobre a doença, oferecer suporte a pacientes e promover ações de diagnóstico. A ONG, através de suas artesãs, produz e comercializa a "Pulseira do Bem Pense Rosa", para arrecadar fundos que subsidiam suas ações. As pulseiras são vendidas na Loja Virtual da ONG, no WalMart (pelo site) e na Lojas Riachuelo (junto aos caixas).
Pulseiras do Bem Pense Rosa (da Lojas Riachuelo, do Shopping Gravataí). |
Lindas e por uma boa causa! |
Não importa o que você pode fazer: comprar uma pulseira, uma camiseta, um broche... Usar uma peça de roupa rosa ou uma fitinha fixada à roupa ou à bolsa...
O que importa, de verdade, é divulgar a ideia, apoiar a causa, participar e promover ações no seu trabalho, escola, faculdade, academia que frequenta.
A orientação, o atendimento médico e o acolhimento devem estar disponíveis o ano todo, mas, se temos um mês inteirinho dedicado a realizar mais, porque não fazer a nossa parte?
Participe dessa corrente pela vida! : )
Beijos,
Mara.